Foi lançado, nesta quinta-feira (13), os programas “Rondônia tem Turismo” e “Ji-Paraná tem Turismo”. A iniciativa faz parte do plano de aceleração do setor, com ações da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) e Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur) para fortalecer os dez eixos turísticos de Rondônia.
A relação dos eixos turísticos é formada por ações de governança, capacitação, empreendedorismo, infraestrutura turística, criação de fluxo, educativo, eventos, promoção, produtos turísticos e cadastro. O lançamento ocorreu na auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná.
O superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, explicou, durante o lançamento, que ações de fomento da pasta serão criadas para fortalecer os eventos turísticos no estado, com estrutura e recursos para incentivar eventos de grande a pequeno porte, trabalhando em parceria com os municípios por meio de emendas.
Segundo ele, as atividades vão contribuir para aumentar o fluxo de turistas, com o objetivo de alavancar o setor. “Cada município de Rondônia tem seus atrativos e belezas naturais que devem e precisam ser explorados. Nossa meta é incentivar o envolvimento de prefeitos, vereadores e a sociedade”, frisou.
De acordo com o secretário da Semictur, Volnei Inocêncio, o município está empenhado na divulgação do turismo, com ações que envolvem o turismo de negócios e o etnoturismo. “O Rondônia tem Turismo veio para nos lembrar que ‘Ji-Paraná tem Turismo’ e tem que ser explorado para beneficiar todos os segmentos”, lembrou.
Volnei Inocêncio afirmou que o cronograma de ações para o segundo semestre da pasta está concluído. Elas seguirão as orientações do programa estadual para incentivar e criar novas opções no município. “É mais um passo para promovermos o setor com o incentivo do governo estadual”, admitiu.
Decom/Texto: Jairo Ardull/Foto: Talita Luana
Mín. 22° Máx. 36°