Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber, nesta terça-feira (13), notificações sobre possíveis descontos não autorizados em seus benefícios, realizados por meio de entidades ou associações. Os avisos estão sendo enviados exclusivamente através do aplicativo Meu INSS.
A medida faz parte de uma ação do governo federal para combater cobranças irregulares que vinham sendo aplicadas nos contracheques de beneficiários, muitas vezes sem o conhecimento ou autorização deles.
Para conferir se há alguma notificação, é necessário baixar gratuitamente o aplicativo Meu INSS, disponível para smartphones com sistema Android (via Google Play Store) e iOS (App Store). Após a instalação, o usuário deve criar uma conta com CPF e senha pelo sistema Gov.br, ou acessar diretamente com os dados do internet banking de instituições financeiras credenciadas, usando a opção “Entrar com seu banco”.
Com o login feito, basta clicar no ícone do sino no topo da tela, ir em “Configurar Notificações” e ativar a opção “Permitir notificações”.
A depender do caso, o beneficiário poderá receber uma das seguintes mensagens:
Para quem não teve desconto:
“Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”
Para quem teve desconto:
“Aviso importante para você: foi identificado desconto de entidade associativa no seu benefício. A partir de amanhã (14), você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”
A partir desta quarta-feira (14), os usuários poderão consultar o nome da associação responsável pelos descontos utilizando a funcionalidade “Consultar Descontos de Entidades Associativas” dentro do próprio aplicativo.
Caso o desconto não tenha sido autorizado, o beneficiário poderá registrar a contestação e solicitar o reembolso diretamente pelo app, pelo site meu.inss.gov.br, ou pelo telefone 135. Segundo o INSS, em breve será divulgado um guia com orientações detalhadas para facilitar o processo de reembolso.
O INSS alerta que não faz contato por telefone ou mensagem SMS para tratar desse assunto. Todas as notificações estão sendo realizadas somente pelo aplicativo oficial. Em caso de dúvida, os beneficiários devem procurar exclusivamente os canais oficiais do INSS, como o portal gov.br/inss ou as redes sociais institucionais.
A Central 135 também está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para atendimento mais rápido, a recomendação é ligar após as 16h ou aos sábados.
Mín. 21° Máx. 30°