Após três anos o Rio Machado na região do município de Ji-Paraná, voltou a registrar o seu nível mais baixo. Nesta segunda-feira (11), a régua que baliza diariamente o sobe e desce da água, marcou 6,39cm, uma situação considerada preocupante pelas autoridades. Informou a reportagem o responsável pela metragem, Lucenir Saldanha. A Agência Nacional de Águas (ANA) já foi comunicada.
Este ano, segundo Lucenir Saldanha, o período de seca tem sido mais forte com altas temperaturas e pouca chuva, em especial, nas cabeceiras do Rio Machado localizadas nas regiões dos municípios de Pimenta Bueno e Cacoal. "Acredito que em alguns momentos, antes mesmo da chegada do chamado inverno amazônico, algumas chuvas devam ser registradas, o que será suficiente para a elevação do nível da água mais rapidamente", declarou Lucenir Saldanha.
De avordo com o 1º Tenente BM Gerenildo Oliveira, chefe de gabinete do comando do 2º Grupamento de Bombeiros (Ji-Paraná), que os usuários do Rio Machado, nesse momento precisam redobrar os cuidados. Ele alerta que é necessário evitar a navegação e os banhos nos finais de semana. "A pessoa não pode se enganar com o visual do rio, existem muitos pontos ‘traiçoeiros’, poços e o fundo é muito irregular", alertou.
Ele também lembrou que no Rio Machado existem muitos peixes elétricos (Poraquê), bem como bastante grotas. "Pedimos que os que usam embarcações não deixem de usar colete salva-vidas pois o risco de acidentes em pedras é alto nesta época do ano", concluiu.
Mín. 22° Máx. 36°