No dia 14 de outubro, Rondônia será palco de um fascinante eclipse solar, com 78% do sol sendo encoberto pela Lua. Os observadores poderão testemunhar esse fenômeno cósmico a partir das 13:43h (horário local), com o ápice às 15:21h (horário local). No entanto, o clima imprevisível, com previsão de nuvens, pode obscurecer a visão. Cuidados com os olhos são essenciais, exigindo o uso de óculos especiais para uma observação segura. Apesar do desafio das nuvens, este evento celestial promete ser uma experiência inesquecível para os habitantes de Rondônia, conectando-os com a grandiosidade do universo.
Como assistir o eclipse sem danificar a visão?
Durante todas as fase do eclipse solar, não é seguro olhar diretamente para o fenômeno, sem a devida proteção. Mesmo com a o sol parcialmente coberto pela lua, a luz solar ainda brilhará de forma intensa, o que pode prejudicar a visão, explica o integrante do grupo de astronomia. Ao observar o eclipse solar é necessário utilizar equipamento adequados, como:
De acordo com o professor e doutor, os filmes de raio-x, negativos de fotos e óculos de sol não são recomendados para observar o eclipse solar. Mesmo com proteção UV, assistir ao eclipse apenas com óculos de sol não é confiável devido à intensidade de luz que ainda estará presente na parte exposta do Sol.
Posso tirar foto do eclipse com o celular?
Outro fato que professor ressalta é com o uso do celular para registrar o fenômeno. Apontar a câmera diretamente para o sol, sem proteção, pode resultar em danos ao sensor do dispositivo.
A sugestão é a utilização de um filtro solar específico na câmera do celular ou o uso da lente de solda para capturar imagens do eclipse solar com segurança e sem prejuízos, explica o professor e doutor Fernando Dall'Igna.
Excesso de nuvens no céu
Apesar de Rondônia estar localizado em um ponto geográfico favorável para observar o fenômeno, Fernando Dall'Igna explica que o excesso de nuvens pode comprometer a observação do eclipse solar.
"No mês de outubro temos uma média de 80% de cobertura de nuvens no céu. Isso pode comprometer, um pouco, a observação", afirma.
Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão para o sábado (14), é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas a qualquer hora do dia.
TRANSMIÇÃO AO VIVO
O Observatório Nacional, em uma ação integrada internacional, em parceria com o Time and Date e NASA, transmite ao vivo para o Brasil e o mundo o Eclipse Anular do Sol desde o seu início na costa leste do EUA às 11h30 da manhã até o seu final no leste brasileiro às 17h30, transformando um evento de 4 minutos em um evento de 6 horas.
Mín. 22° Máx. 36°