A Prefeitura de Ji-Paraná, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reinaugurou o Pronto Atendimento (PA) do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz. A cerimônia ocorreu na segunda-feira (3) e marcou um novo capítulo na saúde pública da cidade, oferecendo um espaço renovado com uma infraestrutura robusta e recursos ampliados.
O novo PA agora conta com três médicos de plantão, além de salas de observação, enfermagem, medicação e farmácia. O ambiente foi projetado com um enfoque humanizado, incluindo áreas específicas para atendimento de idosos e uma sala de apoio dedicada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Esses investimentos, realizados com recursos próprios do município, preveem atender uma média de 300 pacientes por dia, proporcionando um atendimento mais ágil e de qualidade.
Isaú Fonseca, prefeito de Ji-Paraná, destacou a importância desse avanço: “Tudo aquilo que sonhamos um dia, estamos materializando em nossa gestão. Hoje entregamos a reforma e ampliação do Pronto Atendimento nessa grande reinauguração, na certeza de oferecermos um atendimento digno e humanizado para nossa população. Nosso trabalho não cessa por aqui, queremos entregar novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Unidade do Samu e garantir um atendimento de excelência à nossa população.”
A nova ala do Pronto Atendimento é estratégica para reduzir a demanda no Pronto Socorro do Hospital Municipal em mais de 70%, além de aliviar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Marcelo Barbisan, secretário Municipal de Saúde, enfatizou o compromisso da gestão com melhorias contínuas na área da saúde: “Queremos mais uma vez agradecer ao prefeito Isaú Fonseca pelo compromisso em ampliar os investimentos na área de saúde. Se olharmos para um passado não tão distante, vamos lembrar o quanto os pacientes sofriam por falta de médicos especialistas, espaços adequados e equipamentos de ponta. Hoje a realidade é outra em nossa gestão.”
Ellen Sampaio, diretora do Hospital Municipal, explicou que a reinauguração ajudará a redistribuir a carga de atendimento do hospital, que serve 17 municípios na região Central de Rondônia. "Os atendimentos por aqui obedecem ao protocolo de Manchester, que classifica os pacientes por meio de uma tabela de cores, em que cada cor representa o nível de gravidade dos sintomas. O PA será responsável pelos pacientes classificados nas cores verde (pouco urgente) e azul (não urgente), enquanto os atendimentos de urgência (amarelo), muito urgente (laranja) e emergentes (vermelhos) são de responsabilidade do Pronto Socorro e UPA."
O Pronto Atendimento do Hospital Municipal funcionará 24 horas por dia, e nos próximos dias estão previstas a entrega da UBS do Green Park e a inauguração da nova Unidade do Samu, continuando o ciclo de melhorias e expansão dos serviços de saúde para a população de Ji-Paraná.
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