As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até o dia 14 de junho, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais. Inicialmente, terminariam nessa sexta-feira (7).
O prazo já havia sido flexibilizado para os candidatos do Rio Grande do Sul, em razão do desastre climático que atinge o estado, mas foi agora ampliado para todo o Brasil. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.
Atendimento Especializado e Nome Social
Os candidatos que participarem de atendimento especializado ou interessados em serem tratados pelo nome social também deverão fazer uma solicitação até o fim do prazo de inscrição, nesta sexta-feira.
Dados das Provas e Taxa de Inscrição
As provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser paga até dia 12 de junho para aqueles que não têm autorização autorizada. O pagamento pode ser realizado via PIX, cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança, e por boleto, disponível na Página do Participante, onde também está o QR Code para facilitar a transação. Os estudantes do Rio Grande do Sul também terão isenção de impostos.
Importância do Enem
Criado em 1998, o Enem tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, permitindo o acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, os resultados do Enem são aceitos por instituições privadas e em universidades de países de língua portuguesa que possuem acordo com o Brasil.
Treineiros
Aqueles que ainda não concluíram o ensino médio também podem participar do Enem como treineiros, utilizando a prova para autoavaliação do estudante e preparação para os anos futuros.
Não perca a oportunidade! Faça sua inscrição no Enem 2024 e dê o primeiro passo rumo ao seu futuro acadêmico.
Mín. 23° Máx. 31°