A BR-364, principal rodovia federal que atravessa Rondônia, será alvo de um investimento expressivo em 2025. Estão previstos cerca de R$ 1 bilhão para um projeto de modernização e duplicação, marcando um passo significativo na infraestrutura de transporte do estado.
Como parte da preparação, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) utilizou um helicóptero equipado com tecnologia de Laser Scan para mapear aproximadamente 700 quilômetros da rodovia, de Porto Velho a Vilhena. Simultaneamente, um caminhão especializado analisou o solo em profundidade de até 30 metros ao longo do mesmo trecho. Esses levantamentos técnicos, realizados em parceria com o Ministério dos Transportes, são cruciais para garantir precisão no planejamento e execução das obras.
A duplicação de 500 quilômetros da rodovia inclui ainda a construção de viadutos, pontes e demais melhorias. Combinando recursos públicos e privados, o projeto prevê investimentos anuais de R$ 1 bilhão ao longo de oito anos, promovendo melhorias significativas na infraestrutura regional.
Segundo o senador Confúcio Moura (MDB), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, a alocação de recursos é estratégica para transformar a BR-364 em um corredor logístico de alta eficiência. A rodovia é essencial para o escoamento da produção agroindustrial de Rondônia e para a conexão com o Centro-Sul do Brasil e o Oceano Pacífico.
Além de reduzir acidentes, as melhorias na BR-364 devem impulsionar a economia, melhorando a logística e facilitando o transporte de mercadorias. Projetos como a construção de segundas faixas e a nova ponte sobre o Rio Jaru já refletem a modernização em andamento.
Com o uso de tecnologia de ponta, como projetos 3D, a duplicação está mais próxima de ser concretizada, consolidando a BR-364 como um eixo estratégico para Rondônia e toda a Amazônia.
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